Convite de casamento: Que nome vem Primeiro, Noiva ou Noivo?

Convite de casamento fineart moderno - Studio4 Criativo

Muito se fala sobre regras, etiquetas e afins, mas a realidade é que não tem regras e sim senso-comum. Se for verificar à fundo, há muita história, pouco romance e um punhado de tradições.
Bora lá?

⊹ ⊹ ⊹ ⊹

Senta, que lá vem história

Casamento é uma cerimônia “tradicional”, ou seja, vem de muito além de hoje algumas questões. Antigamente os pais da noiva, eram responsáveis financeiramente por todo a cerimônia, tanto a civil, a religiosa quanto a recepção. Osso duro né?! Como eram eles que “paitrocinavam” tudo, eles eram os anfitriões e por tanto, os responsáveis em convidar amigos e familiares. Por isso os nomes dos pais da noiva e o da noiva, vinham primeiro no convite.

O outros itens de papelaria e lembranças, seguiam a mesma ordem de a noiva primeiro e depois o noivo. Somente depois de casados, que segue-se o protocolo de que o nome do esposo vem antes, como por exemplo no convite de bodas.

Nos tempos de hoje…

Muito coisa caiu em desuso, a começar que muitos noivos são quem bancam todo o seu casamento, e hoje, são aceitas qualquer das duas opções

 

studio4criativo-identidade-visual-casamento-bodas-aniversario

.

⊹ ⊹ ⊹ ⊹

O que nós achamos disso tudo?

Os convites são o ponto principal de compartilhamento de carinho e afeto, é o primeiro pedacinho da sua festa que chega ao convidado. A nossa opinião é: “Faça o que te faz se sentir bem”

  • Se sua cerimônia é mais tradicional, opte por um convite mais clean e se possível siga o protocolo antigo, assim você estará fechando com chave de ouro essa etapa.
  • Se seu casamento será mais descontraído, pode-se aplicar isso no convite também, colocando o nome do noivo primeiro.
  • Para quem vai optar por brasão, ás vezes as inicias ficam melhores quando invertidas noivo / noiva, a designer pode ajudar lhe apresentando a melhor opção.
  • Mesmo se os pais não “paitrocinarem” sua festa, é muito delicado e especial colocar seus nomes no convite, realmente algo inesquecível para aqueles que nos criaram com tanto zelo.

 

⊹ ⊹ ⊹ ⊹

Abraços!